quinta-feira, 17 de maio de 2012

Análise Skyrim

Skyrim


Eâe galera, aqui é o M.v.P.gamer. Hoje vou postar uma pequena analise do jogo "The Elder Scrolls V: Skyrim" disponivel para os consoles: Ps3, Xbox 360 e PC.


Primeiramente devo dizer que o jogo é sensacional, você que ainda não jogou e gosta de um bom RPG deve, sem duvidas, experimentar.


História


O jogo se passa  200 anos depois do capitulo anterior da saga, " The Elder Scroll IV: Oblivion", quando depois assassinato do rei do reino de Skyrim, inicia-se uma guerra civil entre a raça nativa Nord -  que desejavam que Skyrim se separa-se do império - contra todo o resto que desejavam que Skyrim permaneça-se com o império.

Como em boa parte dos jogos de RPG, em Skyrim você começa como um "Zé ninguém", que está prestes a ser executado pelo império. O nosso crime? Estarmos envolvidos com os stormcloaks, os planejadores do assassinato do rei. Porém, por uma incrível "coincidência", a vila é atacada por um dragão negro, Alduin (ele sera a base da historia principal), que acaba por destruir toda a aldeia. Alduin foi, em tempos remotos, o líder dos dragões que dominavam o mundo e escravizavam todos os seres humanos, até que um dia foi derrotado pelos Nords. Após sua morte os outros dragões começaram a ser mortos até se extinguirem, ou era o que todos pensavam, mas isso muito antes do personagem do jogo.


Durante o ataque você é guiado por um guarda imperial ou por um stormcloak que acaba virando seu amigo(qual deles vai te guiar depende da raça que você escolher no começo). Depois de correr e se esconder de Alduin, você entrará em  uma construção, onde o seu amigo tirará suas amarras, e dirá para você procurar nos baús por armaduras e armas. Depois disso você passará por um tutorial de lutas e algumas habilidades uteis no jogo, como lockpicking (roubo), e no final você sairá da caverna e e deverá ir a riverwood, uma cidadezinha ali perto, para pegar suprimentos fornecidos pela família do seu amigo. Eles irão dizer que você deve ir a whiterun onde o Jarl ira te pedir que ajude enfrentar um dragão que está atacando perto da cidade. Após derrotar o dragão você irá absorver a alma dele, e todos começaram a dizer que você é o "Dragonborn" (Nascido do Dragão), um caçador de dragões capaz de eliminar completamente qualquer dragão, após absorver sua essência.


Você terá que fazer varias quests (missões) para achar uma maneira de derrotar Alduin, e quando tudo parece perdido nosso herói descobre que o castelo de whiterun foi feito para aprisionar um dragão. Perante essa possibilidade você terá de firmar um tratado de trégua entre os stormcloaks e o império, para que não haja ataques durante a captura do dragão. Após concluir esse tratado você aprendera um shout, uma palavra na linguagem dos dragões, para atrair o "braço direito de Alduin". D


Você descobrirá que Alduin não tinha sido derrotado, mas sim enviado ao futuro com o uso do Elder Scroll. Sabendo disso você terá que achar o Elder Scroll e voltar ao passado, para poder derrotar Alduin com a ajuda de outros 3 guerreiros que tinham enviado Alduin ao futuro por serem incapazes de derrotá-lo. Após isso você voltará ao seu tempo e terá finalizado a historia principal do jogo.


Não se desespere porque o jogo ainda contém uma infinidade de coisas a ser feita assim como outras missões e criaturas que antes você provavelmente não seria capaz de derrotar.



Armas e habilidades


Nos quatro capítulos anteriores de The Elder Scrolls, são altamente focados na evolução da personagem e na sua interação, e o grau de complexidade do Obvlivion, por exemplo, afastou sempre muito jogador casual. Atenta a isso, a Bethesda simplificou, e muito, a interface do jogo, fazendo com que o jogo pode-se ser dominado mais facilmente. Ainda assim, como todo jogo de RPG, Skyrim exige dedicação.

Em Skyrim a liberdade de criação do personagem é muito maior, até o ponto de escolher as raças, entre as diferentes raças humanas, élficas, uma raça felina de nome Kahjiit, uma de Répteis de nome Argonian e até mesmo Orcs.

Mais para frente você se verá capaz de melhorar seu personagem com diversas habilidades (skills), que poderão distinguir você com quatro classes, distintas pelo seu estilo preferencial de jogo. Evolui-se de diversas formas, arrombando fechaduras (lockpicking), roubando bolsos alheios (pickpocket), conjurando espadas e criaturas para te ajudar (conjuration), utilizando armas de uma mão (one-handed) ou de duas mãos (two-handed). Enfim as maneiras de se evoluir são muitas, além de que o combate não é a unica forma de se evoluir, você pode também forjar equipamentos (smithing), criar poções (alchemy), encantar equipamentos (enchanting), além de poder subir de nível intimidando ou fazendo negociações com os NPC's.

Cada vez que subimos um nível é nos dado um ponto de habilidade, o que torna possível melhorar a skill do personagem. Além do level do personagem, nós temos também o level da própria skill. Em two-handed, por exemplo, o primeiro melhoramento para essa abilidade é aumentar o dano de todas as armas de duas mãos em 20%. Outro ponto interessante é que conforme você aumenta o nível de sua skill, é possível melhorar as skills já adquiridas, podendo aumentar, por exemplo o dano das armas de duas mãos em 40, 60, 80 e até 100 %.

As skills presentes são divididas para a formação de 3 classe: The Mage (O Mago), The Warrior (O Guerreiro) e The Thief (O Ladrão). Suas skills estão divididas basicamente assim:

The Mage: alteration, conjuration, destruction, illusion, restoration e enchanting.
The Warrior: archery, block, heavy armor, one-handed, two-handed e smithing.
The Thief: alchemy, light amor, lockpicking, pickpocket, sneak, speech.

Porém é possível fazer ótimas combinações com entra essas classe como, por exemplo, utilizar o sneak junto de archery ou one-handed, para se esconder e fazer com que os ataques tenham mais dano.

Pontos Positivos


  • A ambientação do jogo é muito interessante, pois é possível perceber que muita coisa aconteceu nesse lugar, pelas runas nas paredes das masmorras e altares esquecidos pelo tempo no meio de cavernas sombrias.
  • O jogo também te dá uma liberdade de ação muito grande, já que não te prende à historia principal e te da a liberdade de fazer o que quiser quando bem entender.
  • Outro ponto importante é que mesmo quando a historia principal esta terminada você ainda terá uma porção de coisas para fazer, assim como fazer as missões secundarias, derrotar , ou pelo menos tentar derrotar, os gigantes (as criaturas mais fortes do jogo, mais forte mesmo que os dragões), além de ter inúmeras cavernas para explorar.
  • Uma das melhoras coisas que fizeram foi melhorar um dos principais problemas do Oblivion, o sistema de combate, em que os golpes não transmitiam o peso das armas e era um apertar de botões desenfreado. Já no Skyrim os controles são simples, onde cada gatilho cuida de uma mão, e a troca de magias e equipamentos por um sistema de navegação simples e elegante, além de que o você se sente realmente dentro da batalha, principalmente se jogar em 1ª pessoa. Porém se você quer apreciar os detalhes da sua armadura e ter uma visão mais ampla da batalha o modo em 3ª pessoa é mais aconselhável.

Pontos Negativos


  • Um problema do jogo na maior parte do tempo você anda de lá para cá em busca de pessoas e artefatos e passa a maior parte do tempo junto de cabras e raposas.
  • Outro problema é o carregamento constante, que são telas decoradas com imagens de objetos do jogo - que você pode girar e aproximar - para admirar, além de terem informações dos deuses, facções e dicas de sobrevivência. E mesmo que não sejam extremamente demoradas elas aparecem a todo momento, quando você entra em uma casa aparece uma, e quando você sai, adivinha? Mais uma tela de carregamento.
Bom mesmo com esses aspectos negativos o jogo é excelente e eu recomendo para todos os adoradores de RPG.


Bom galera esta aí a minha analise e espero que gostem. 

2 comentários: